Minha evolução

domingo, 3 de junho de 2012

Sleev ou gastroplastia vertical

Ola ... Hoje fui questionada sobre o método que escolhi para a gastroplastia e resolvi postar sobre o que me fez escolher a gastroplastia vertical ou Sleev. Primeiro eu sempre fui contra cirurgias de estomago, ateh que minha irma fez a cirurgia ( sleev ) com o Dr. Marcelo Salem e entaum comecei a acompanhar o dia dia dela, suas dificuldades e tudo mais,tb li muito sobre o assunto e acompanhei o blog da Val (conquistando o peso ideal) isso me ajudou muito a decidir a técnica .
Primeiro minha irma, que me abriu essa porta e me apresentou   o Dr. Marcelo Salem , um medico de renome, que tem um curriculo extenso! Formado pela Usp, Mestre e Doutor com mais de 20 anos de carreira e mais de 8 mil cirurgias, ele estah sempre se atualizando dentro e fora do Pais, eh aquele medico que começa e termina a cirurgia ( o que muitas vezes nao acontece com alguns médicos), eh muito atencioso e sincero. Ele me apresentou as duas técnicas by pass e Sleev. Ele me falou que a by pass eh pra quem precisa perder muito peso, eh a cirurgia mais realizada, mas tem seus pros e seus contras. Nessa cirurgia eu teria que tomar vitaminas sempre, se não ficasse atenta no futuro poderia  desenvolver osteoporose, outra coisa que me intrigou foi o tamanho que ficaria o estomago, chegaria ateh 50 ml , eu poderia ter o famoso *"dumping" ( Por favor não estou aqui criticando o método, ateh porque tenho muitas amigas que fizeram, e aqui estou contando o que eu achei melhor pra mim, inclusive o Dr Marcelo faz essa tecnica).
 Então ele me apresentou o Sleev, uma técnica inovadora que não meche com a absorção (intestino) o único órgão que eh modificado eh o estomago ele me explicou que na cirurgia a grelina ( que ele chama de hormônio da fome) eh retirada, nessa tecnica o paciente toma vitaminas apenas por 6 meses . Eu chamo de Reeducacao alimentar sem escape rsrsr.


 Resumindo:Vantagens:



  • Procedimento rápido e sem disabsorção intestinal;
  • Não é necessário tomar suplementos;
  • Pequeno índice de complicações;
  • Inexistência da síndrome de “Dumping”.



A técnica é menos agressiva aos pacientes, em comparação com a tradicional, promove uma vida normal na questão nutricional e com muito mais saúde.
Com início das pesquisas no Canadá a cirurgia hoje é a nova tendência para o tratamento dos pacientes com obesidade. Aprovada pelo Conselho de Medicina  “No Sleeve o estômago fica com 20% do seu tamanho, na redução se retira parte do fundo gástrico a região responsável pela sensação de fome. Nas técnicas anteriores o estômago era reduzido em até 95%, além de realizar uma nova ligação com o intestino promovendo muito sofrimento para o paciente como náuseas, vômitos e muitos problemas nutricionais, como anemia” ressaltou Carvalho. 
O mais importante na técnica da gastrectomia vertical é que o paciente perde peso sem perder a saúde.  “Temos relatos no nosso site de pacientes que perderam mais de 70 quilos e, o mais importantes, sem aparência de doente”, disse Carvalho, explicando que a técnica é realizada através de vídeo laparoscopia com pequenas incisões de agulhas. Outro ponto importante é a retirada da parte do estômago que não será mais utilizada, ao contrário das outras cirurgias, que o estômago sem uso fica no paciente podendo acarretar no futuro algum problema. 
www.emagrecimentocomsaude.com.br.”.


*dumping:
 Tipos de Síndrome de Dumping
Há duas variantes da SD: precoce e tardia.A SD precoce normalmente começa durante ou imediatamente após uma refeição.Os primeiros sintomas da SD são: cólicas abdominais, inchaço, palpitações, náuseas, vômitos, inchaço, diarréia e falta de ar.Em contrapartida, a SD tardia ocorre normalmente 1 até 3 horas após a ingestão.Os sintomas da SD tardia incluem: tonturas, fraqueza e fadiga.
O que causa Síndrome de Dumping?
A cirurgia bariátrica é a principal causa da SD, porque ele altera a anatomia e o funcionamento digestivo normal do estômago, e também (no caso de bypass gástrico), do intestino delgado.Ela também pode reduzir a quantidade de sucos digestivos do estômago e do pâncreas.
Tratamento da Síndrome de Dumping
Pacientes que sofrem de SD precisam mudar os seus hábitos alimentares: consumir várias pequenas refeições por dia - de preferência incluindo alimentos que são mais pobres em carboidratos, especialmente os açúcares refinados. Além disso, eles não devem beber líquidos com a comida.Por último, os doentes devem assegurar que todos os alimentos sejam mastigados completamente.
Síndrome de Dumping - um indicador de má alimentação após a cirurgia bariátrica

ESSES SÃO OS MOTIVOS PORQUE OPTEI PELO SLEEVE. BJS


8 comentários:

  1. valeu!!!!!!!!!!obg pelo o esclarecimento, pois minha maior preocupação era sentir essa sindrome. agora já sei qual a bariatrica vou optar. bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as técnicas podem causar Dumping, vai depender do seu organismo!

      Excluir
  2. Minha cirurgia ia ser na segunda dia 17, mas gripei e teve que ser adiada. Também vou fazer o Sleeve. Da umamolhada no meu blog meusleeve.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. olá, também fiz esta mesma tecnica no dia 10 de setembro de 2012 e até hj dia 25 de janeiro eliminei 30 kilos. muuuuuuito feliz!!!

    ResponderExcluir
  4. obg,agora estou decidida por qual tecnica optar.seu texto é bem esclerecedor.valeu

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Vou fazer a cirurgia, mas ainda espero meu plano de saúde autorizar.
    Fiquei interessada pela técnica que você fez (Gastrectomia vertical) e gostaria de saber se ela é feita por videolaparoscopia.
    Grata.
    Patrícia.

    ResponderExcluir
  6. Fiz minha cirurgia a msm qe vc, ate agora nao me arrependo, hj ta cm 6dias qe fiz, nunk vomite, nao sinto dor, ano normal, e ja perdi 3kg em 6 dias. mt feliz.

    ResponderExcluir
  7. Faz 60 dias que realizei a cirurgia bariátrica sleve,nos primeiros 30dias ,graças a Deus não senti nada.Mas agora quando completaria dois meses,estou sentindo dores abdominais,enjoo e diarreia Estou sendo acompanhada pela nutricionista e o médico que me operou disse que esse sintoma não estar correlacionado a cirurgia.Estou entrando em pânico,já tomei inúmeros remédios e até hoje o problema continua.Por favor alguém passou por isso?

    ResponderExcluir